Geral

Alerta: carregador de celular exige prevenção para não ser vítima do fogo

Por Midiamax  em 25 de abril de 2016 - 07:15

'Todo cuidado é pouco'. Após o caso de incêndio provocado por um carregador de celular na Capital, na semana passada, a equipe do Jornal Midiamax consultou especialistas sobre as orientações na hora de carregar de forma correta a bateria do seu smartphone.

Os principais problemas quanto ao carregamento, segundo especialistas, estão na má qualidade do carregador, na incompatibilidade do aparelho e na famosa 'gambiarra'.

“O usuário deve utilizar sempre carregadores de ótima qualidade, de preferência ao adquirir um adaptador e um cabo que seja original. O problema hoje é que muitos buscam preço ao invés da qualidade, e em pouco tempo o defeito acaba colocando a pessoa em risco”, disse o técnico em manutenção de mobile, Rafael Vilalba. O carregador original tem selo de garantia, passa por vários testes para que não ocorra superaquecimento, e uma possível explosão.

Rafael também orienta que as pessoas comprem um carregador compatível com o smartphone. “Se a pessoa tem um Samsung, precisa usar carregadores para aquele modelo específico, e não de outras marcas ou modelos”, ressalta o técnico.

Carregadores de celulares têm diferenças na amperagem e voltagem, dependendo da marca e modelo. “Cada aparelho precisa de um carregador que seja próprio para aquele aparelho. Usar outro pode ser bem perigoso”, ressalta.

A famosa 'gambiarra', quando vários aparelhos são ligados na mesma tomada também é perigosa porque pode acontecer uma sobrecarga na instalação elétrica. Para o professor e mestre em Engenharia Elétrica, Márcio Kimpara, o usuário não pode ainda colocar o celular para carregar ao lado ou em cima de um outro aparelho. “Nunca deixar carregando o aparelho do lado de uma fonte de calor, porque ela ajuda a esquentar a bateria, e esquentando pode ocasionar um superaquecimento”, afirma.

Segundo especialistas, não há restrições em utilizar o aparelho durante o momento que está carregando, mas não pode se ausentar. “Ao carregar o aparelho o usuário não pode ficar ausente. Isso é um risco, deixar carregando de manhã e voltar a noite, pode ocorrer um curto-circuito”, diz Rafael.

Os especialistas ainda comentaram que o usuário precisa tomar cuidado com o mau uso do smartphone, e não deixar o celular no bolso na hora de sentar, porque pode prejudicar a bateria, e a própria tela. Com o passar do tempo, esses problemas podem prejudicar o aparelho.

Incêndio causado por carregador
Na manhã do dia 19, uma casa localizada no Jardim Tijuca foi destruída por um incêndio. O fogo, segundo o morador, pode ter começado em um carregador de celular que estava na tomada.

Júlio Cesar Ferreira, de 20 anos, contou ao Jornal Midiamax que estava com um amigo na casa, quando eles notaram que o sofá estava pegando fogo. Ele afirma que um carregador de celular estava plugado na tomada e encostado no sofá. Segundo o morador, o fio pode ter superaquecido e iniciado o incêndio.