Geral

Alcides Silva: Língua Portuguesa, inculta e bela !

Por Alcides Silva  em 14 de fevereiro de 2013 - 16:49

Alcides Silva: Língua Portuguesa, inculta e bela !

Quaresma


Terminados os festejos momísticos, com a ressaca e as Cinzas da quarta-feira (para os cristãos, símbolo do arrependimento e da insignificância da criatura perante Deus), entramos na Quaresma, teoricamente tempo de preparação à Paixão de Cristo que ocorrerá na Semana Santa.


É o domingo de páscoa que rege o carnaval e, por conseguinte, a quaresma. A páscoa é celebrada no primeiro domingo da lua cheia após o equinócio da primavera no hemisfério Norte e do outono, no hemisfério Sul.


Equinócio é uma palavra que deriva do latim (aequus (igual) e nox (noite), significando “noite igual”) e refere-se ao momento do ano em que a duração da luminosidade do dia é igual à escuridão da noite. Há dois equinócios por ano: em 21 ou 22 de março e em 22 ou 23 de setembro.


O termo quaresma veio do latim “quadragesima dies”, ou seja, quadragésimo dia. Ele se encontrava no início de uma frase e passou a denominar um período todo do ano litúrgico. Eis a frase em questão: “Quadragesima die Christus pro nobis tradétur”, que se traduz assim: “daqui a 40 dias (no quadragésimo dia) Cristo será entregue por nós”, para a nossa salvação. Quaresma é abreviação de quadragésima. São os quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no domingo de Páscoa. Começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira da Semana Santa (a da Última Ceia).


O domingo que dá início à Semana Santa é chamado “Domingo de Ramos” e marca a entrada messiânica de Jesus em Jerusalém, quando o povo cobriu de folhas da palmeiras a estrada por onde Ele passaria.


A prática penitencial preparatória para a Páscoa, com jejum, surgiu a partir de meados do século II; outras referências a um tempo pré-pascal aparecem no Oriente, no início do século IV, e no Ocidente no final do mesmo século.Nos primeiros tempos da Igreja, esse período era o de preparação dos catecúmenos, pessoas que durante a vigília pascal se preparavam para receber o batismo.


Por volta do século IV, o período quaresmal caracterizava-se como tempo de penitência e renovação interior para toda a Igreja, inclusive por meio do jejum e da abstinência. Era o tempo reservado para a reflexão, para conversão espiritual, para o silêncio, quando as pessoas se recolhiam em oração e penitência para preparar o espírito para a vinda do Senhor. Hoje é mais tempo de festas que de orações.


Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. A duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Lá são relatados os quarenta dias do dilúvio, os quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, os quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, os quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública.