Geral

Agronegócio: produtores e políticos discutem divídas

em 29 de maio de 2007 - 15:03

A crise que o setor rural vai voltar a enfrentar dentro de alguns meses foi tema de debate no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL).

Dólar em queda, falta de seguro agrícola e de preço mínimo, altas taxas de juros e insumos mais caros são alguns fatores que afetam diretamente a vida dos agricultores que não vêem da parte do governo federal interesse para que o produtor rural saia do vermelho.

A reunião foi marcada pela presença de seis dos 15 parlamentares da bancada do agronegócio estadual, muitos produtores rurais e líderes de entidades ligadas ao agronegócio que a convite dos deputados federais que compõem a Subcomissão de Política Agrícola, Endividamento e Renda Rural da Câmara Federal, Luis Carlos Heinze, Ronaldo Caiado (DEM-GO), Homero Pereira (PPS-MT), Waldir Neves (PSDB-MS), Waldemir Moka (PMDB) e Leonardo Vilela (PSDB-GO) que debateram por mais de três horas a situação do endividamento dos agricultores sul-mato-grossenses, originário das últimas três safras.

Presidida pelo deputado federal Waldir Neves (PSDB-MS) a reunião contou com a presença de cerca de 700 produtores rurais de diversos municípios do Estado que expuseram o panorama que a agricultura se encontra após diversas renegociações das dívidas com os bancos.

O deputado tucano lembrou que o setor rural vem sendo penalizado nos últimos três anos e não há nenhuma medida por parte do governo Federal para amenizar essas dificuldades. “O governo vem postergando o problema e com a ajuda da grande mídia tem colocado a opinião pública contra a classe produtora dizendo que as dívidas já foram saneadas em 2006. O que falta é uma política séria para a agricultura que defenda e não oprima o produtor, é uma dívida de quase R$ 5 bilhões, isso é impagável”, disse Neves.

O presidente da Comissão de Agricultura e Pecuária da Assembléia de MS, deputado Marcio Fernandes (PSDB), defendeu a importação de insumos para baratear na formação dos custos das lavouras.

O governador André Puccinelli que participou do evento ressaltou que o seu governo tem dado a importância merecida a quem produz riqueza para o Estado. ”Abaixamos a pauta fiscal de vários produtos agrícolas em cinergia com o pedido das entidades de classe (Famasul/Acrissul) demonstrando que esse governo tem compromisso com o setor rural. Não podemos matar nossa galinha de ovos de ouro”, brincou o governador.

Puccinelli lembrou dos tempos em que morava no interior quando aprendeu que quando a agricultura vai mal a cidade vai mal. “Aprendi a valorizar quem gera riqueza ainda naquele tempo”, lembrando também que o país vai crescer 3% se o agronegócio crescer 6.

Pela Bancada do Agronegócio participaram os deputados estaduais Marcio Fernandes, Reinaldo Azambuja, Zé Teixeira, Dione Hashioca, Rinaldo Modesto, Junior Mochi e Ari Arthuzi, além do deputado federal Geraldo Rezende.