Geral

Aftosa: última etapa de vacinação inicia dia 1º

Por Famasul Noticias  em 28 de outubro de 2004 - 15:12

A partir de segunda-feira, dia 1º, de novembro, começa a terceira e última etapa de vacinação contra a febre aftosa, em Mato Grosso do Sul. Os pecuaristas sul-mato¬grossenses devem vacinar todo o rebanho, de mamando a caducando. Essa etapa, se¬gundo dados do Iagro, envol¬ve em torno de 25 milhões de animais em todo o Estado. Para os produtores do Pla¬nalto, a campanha vai do dia 10 ao dia 30 de novembro, onde aproximadamente 21,4 milhões de bovinos deverão ser imunizados. Já no Panta¬nal. para os pecuaristas que optaram por essa fase, poderão vacinar os animais de 10 de novembro a 15 de de¬zembro, impreterivelmente. Nessa região cerca de 1,2 milhões de cabeças deverão ser vacinadas. "Após o susto que o país levou, com a confirmação de dois focos de aftosa, um no Pará e outro no Amazonas, a nossa expectativa é que ne¬nhum produtor deixe de va¬cinar o seu rebanho, até por¬que o fato de estarmos próxi¬mos à fronteira com outros países é um motivo a mais de preocupação", analisa o geren¬te de Defesa Sanitária Animal da Agência Estadual de Defe¬sa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Osvaldo Pereira Dias.

Lembrando que o prazo para entrega dos frascos, re¬gistro da vacinação bem como o comprovante de aquisição de vacina (CT-13) e a nota fis¬cal permanece o mesmo, ou seja, 15 dias após a vacinação, no escritório do Iagro onde o produtor estiver cadastrado. "Para os que deixarem de va¬cinar será aplicada uma mul¬ta de R$ 21,00 por animal. duas UFRMS, além de ter que vacinar o rebanho posterior¬mente", lembra Osvaldo Dias.

Ainda, segundo Dias, as propriedades localizadas nos municípios de Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos e Setes Quedas, que tiveram a vacinação antecipada por motivo de prevenção (locali¬zadas na região de fronteira com o Paraguai), não deverão participar dessa fase da cam¬panha. Nesse caso aproxima¬damente 50% dos 400 mil animais já foram vacinados.

ORIENTAÇÃO

O Iagro também reco¬menda aos pecuaristas que aproveitem a oportunidade para vacinar o rebanho con¬tra a brucelose e a raiva bovi¬na. Conforme a Portaria/ Iagro/MS n.o 636, a partir de 1º de janeiro de 2004, quem possui cria na propriedade e não tiver ainda aderido ao Pro¬grama Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT), ou seja, vacinado e declarado a vacinação contra a brucelose, será impedi¬do de transitar (animais) no Estado. Por isso o produtor deve efetuar a vacinação das fêmeas de três a oito meses de idade, que ainda não foram imunizadas. Nesse caso a vacinação única.

Já quanto à raiva bovina, é obrigatória a vacinação anual de todo o rebanho nos 14 municípios peri-pantaneiros e pantaneiros. São eles, Aquidauana, Anastácio, Corumbá, Miranda, Bonito, Coxim, Bodoquena, Corguinho, Rio Verde, Rio Negro, Jardim, Caracol. Porto Murtinho e Bela Vista. Ainda nos municípios considerados área de risco, assim como aqueles situados próximos nas serras, locais propícios ao aparecimento de morcegos hematófagos.

BALANÇO

Na segunda fase da cam¬panha de vacinação contra aftosa, que começou no dia 1° de maio e terminou no dia 15 de julho, cerca de 11,9 milhões de animais, 98,8% da meta de 12,1 milhões foram vacinados entre os rebanhos do Planalto e do Pantanal. Em caso de dúvidas, os produtores podem procurar qualquer escritório do Iagro no Estado ou ainda ligar no disk-aftosa 0800-679120.


Autor:
Diário do Pantanal