Geral

Aftosa: MS promete primeiras indenizações para sexta

Por Graciliano Rocha e Fabiana Silvestre/Campo Grande News  em 31 de outubro de 2005 - 21:25

Ao sair da reunião entre os governadores Zeca do PT e Blairo Maggi (PPS/MT), o secretário Dagoberto Nogueira (Produção e Turismo) disse que o primeiro lote de indenizações para produtores que tiveram que abater animais em virtude dos focos de febre aftosa no extremo sul de MS deverá ser liberado já a partir de sexta-feira.

Segundo o secretário, devem ser liberados “entre R$ 4 e 5 milhões”. Os recursos são do Fesa (Fundo Estadual para Sanidade Animal). Dagoberto não informou por quantos animais os produtores serão ressarcidos nem o quanto o governo pretende pagar por cabeça.

A decisão de antecipar a indenização a partir do Fesa foi tomada durante reunião do conselho do Fesa na manhã desta segunda-feira, na sede da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul). Além de representantes do governo, o conselho do Fesa é composto por membros do governo federal - como o superintendente federal da Agricultura em MS, José Anmtônio Felício, e da Famasul.

Dagoberto disse que o governo estadual ainda espera R$ 16 milhões do governo federal para continuar indenizando criadores que tiveram que sacrificar o rebanho.

A indenização agora, segundo Dagoberto, tem também um objetivo político: reforçar a confiança dos produtores que as indenizações sairão e, com isso, tranqüilizar o setor.

“A preocupação é garantir que eles continuem denunciando os focos de aftosa”, disse o secretário.