Geral

ADA e ITR preocupam contadores de MS

Por Sato Comunicação  em 18 de setembro de 2007 - 07:46

O Imposto Territorial Rural (ITR) e o Ato Declaratório Ambiental (ADA) continua preocupando produtores rurais e contadores da área, prova disso foi ontem (17), durante a abertura do VIII Encontro Estadual de Contabilidade Rural do MS, que reuniu cerca de 400 pessoas para ouvir a palestra do engenheiro agrônomo, técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e especialista em Gestão da Informação do Agronegócio, Anaximandro Doudemente Almeida. O tema da palestra que abriu o evento, que acontece na Federação da Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL) foi o “Aspectos Contemporâneos do ITR e do ADA”.

“O ITR deixou de ser algo simples, burocrático, para se tornar algo que precisa estar embasado”, alertou o palestrante. As alterações na legislação para a declaração do ITR vem ocorrendo desde 2000. O prazo para declarar termina no dia 28 de setembro e o Imposto Territorial Rural está vinculado também ao ADA. “A utilização do ADA é para efeito de redução do valor a pagar do ITR”, afirmou o assessor.

A declaração do ITR pode ser feita até o dia 28 de setembro e pode ser feita pela internet (www.receita.fazenda.gov.br), pela Caixa Econômica ou Banco do Brasil (através de disquetes) ou pelos Correios (preenchimento de formulários).

Abertura
Para o presidente da FAMASUL, Ademar Silva Junior, os contadores deixaram de ser “burocratas” para ser estratégicos em suas negociações. “São eles que acabam apontando a melhor direção para nossos investimentos. Os contadores hoje têm outro perfil”, destacou.

O presidente do CRC/MS, Luiz Henrique de Souza, apontou a educação como uma das preocupações do conselho. “Promovendo a educação estamos preparando o profissional contábil, adequando para a necessidade do mercad o”, destacou.

O Encontro prossegue hoje e traz ainda as palestras do contador João Alfredo de Souza Ramos, que além de profissional de contabilidade, é advogado tributarista, pós-graduado em Contabilidade Gerencial e em Auditoria, empresário contábil e consultor tributário de empresas. Souza Ramos fará a palestra “Contabilidade como Instrumento Gerencial na Atividade Rural”, a partir das 8 horas.

Às 10 horas a “Contribuição Previdenciária” será o tema da palestra do consultor Cléber Sadalla Araújo, que é economista, gerente de Investimentos e de Benefícios de Previdência Privada e professor de Teoria Econômica. As 13h30, as “Relações entre Capital e Trabalho” será abordada pelo presidente da Comissão Nacional de Relações de Trabalho e Previdência Social da CNA, presidente da Federação de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro e vice-presidente do Sebrae/RJ, Rodolfo Tavares.

Tavares também é o último palestrante do dia e aborda as 15 h30 o “Conceito de Seguridade Social no Agronegócio”. Além da FAMASUL e do CRC/MS, o evento também é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de MS (SENAR-AR/MS) e pela Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (FUNAR) e contaainda com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade e do SESCON/MS.