Geral

Acadêmicos voluntários vão a local de prova do Enem para distribuir abraços

Por G1 MS  em 05 de novembro de 2017 - 15:34

ENEM 2017 - Domingo (5) - Campo Grande (MS) - Universitários recepcionam candidatos do Enem com cartazes de apoio, abraços e sorrisos no portão da Uniderp, em Campo Grande (Foto: Graziela Rezende/G1 MS)
ENEM 2017 - Domingo (5) - Campo Grande (MS) - Universitários recepcionam candidatos do Enem com cartazes de apoio, abraços e sorrisos no portão da Uniderp, em Campo Grande (Foto: Graziela Rezende/G1 MS)

No corredor que antecede a sala de prova, um abraço caloroso. Para quem quiser, tem ainda a tradicional caneta preta com um versículo bíblico, além de afeto e oração. A surpresa para os candidatos que fazem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (5), é uma ação voluntária de acadêmicos, em Campo Grande.

Com cartazes, sorriso no rosto e o braço estendido para quem quiser ali se encaixar, os jovens começaram chegaram por volta das 8h (de MS).

"Desde o dia que fiquei sabendo dessa ação do nosso grupo, meu coração se encheu de alegria. Acordei cedo, tomei um banho e vim de coração aberto para conversar com os candidatos", afirmou ao G1 a estudante de medicina Mariana Grimm, de 20 anos.

A jovem se posicionou na escadaria de uma universidade, localizada na avenida Ceará. Nas suas mãos, a cartolina amarela dizia: "Eu conheço quem acalma muito".

"As pessoas chegam aqui muito aflitas e nervosas. Eu fiz dois anos de cursinho e sei como é difícil este momento. Então vim aqui para abraçar, orar para quem quiser independente de religião e acalmar o coração dos candidatos", comentou Mariana.

A estudante de medicina veterinária, Rafaela Nogueira, de 19 anos, comentou que também foi ao local para distribuir conforto. "Nós abordamos o candidato e perguntamos se ele quer um abraço, uma caneta ou até mesmo uma oração.

As pessoas se sentem pressionadas, sei o quanto é difícil", ressaltou.

Voluntária pela primeira vez, a estudante de Medicina Eduarda Beatriz de Oliveira, de 18 anos, falou sobre os pensamentos ruins. "Muita gente fica achando a todo momento que não vai conseguir, mesmo se esforçando bastante. E nós somos pessoas apaixonadas por Cristo, estamos ajudando neste momento", finalizou.

Enem em MS

Mato Grosso do Sul tem, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 92.300 candidatos inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, que começa a ser aplicado neste domingo (5) e termina no próximo (12).

De acordo com o Inep, o número de inscritos do estado representa 1,3% do total do país. As provas no estado serão realizadas em 41 municípios, o mesmo número do ano passado, apesar do número de participantes ser 33,9% menor.

O instituto aponta que no Enem 2016, o estado teve 139.637 participantes. A queda no número de inscrições é consequência do Enem ter deixado de certificar o Ensino Médio, tarefa que voltou ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Neste primeiro domingo de Enem serão realizadas as provas de: Ciências Humanas e suas Tecnologias (45 questões), Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (45 questões) e Redação. Às 12h30 as provas tiveram início.