Geral

5 alimentos que podem ajudar quem tem prisão de ventre

Não sofra mais para ir ao banheiro com essas super dicas de alimentos para intestino preso

Por Midiamax  em 31 de agosto de 2020 - 13:00

5 alimentos que podem ajudar quem tem prisão de ventre

Você tem prestado atenção em quantas vezes vai ao banheiro? A prisão de ventre é um distúrbio no qual o indivíduo permanece com dificuldades em evacuar, ainda que sinta vontade de ir ao banheiro. Essa condição chata, também conhecida como constipação intestinal e intestino preso, pode causar grandes desconfortos e em alguns casos, é um risco à saúde da pessoa afetada.

Além de funções de absorção de nutrientes, e de formação e lubrificação do bolo fecal, o intestino está relacionado à produção de neurotransmissores de prazer (serotonina) e saciedade, e pela vitalidade de todo o nosso sistema imune.

A melhor maneira de se libertar desse problema intestinal é consumir muitas fibras e aumentar consideravelmente o consumo de água. Pensando nisso, o separamos 5 alimentos ricos em fibras e ideais para que o seu organismo funcione perfeitamente. Basta inseri-los na sua rotina de alimentação e as consequências serão visíveis. Confira:

Mamão
Quem nunca ouviu da mãe ou da avó um “come mamão!” quando estava com o intestino preso? Saiba que elas estavam certas! Esta fruta, além de possuir uma grande quantidade de fibras, contém a papaína, que é a ajudinha perfeita para o seu processo digestivo funcionar bem. Caso você não seja fã de mamão, experimente consumi-lo em vitaminas e sorvetes, fica uma delícia!

Abacate
O abacate também é uma excelente fonte de fibras. Cada 100 g da polpa apresenta cerca de 6,3 g desses carboidratos. Além disso, é rico em gorduras boas que são ótimas para o intestino e aumentam o colesterol bom do organismo. É muito simples acrescentá-lo em sua dieta alimentar, ele fica incrível em saladas, cremes, patês. Sem contar o queridinho da comida mexicana: guacamole, que dispõe várias versões, inclusive as fits.

Manga
São vários os tipos desta fruta: Espada, Kent, Rosa, Palmer, Haden. Mas é especialmente da Tommy que vamos falar. Ela sustenta 2,1 g de fibras a cada 100 g. Para aproveitá-la 100%, o recomendado é consumir a deliciosa manga in natura. Porém, você pode apostar em saladas para degustá-la de uma outra forma ainda mais apetitosa. Os doces fits também super combinam com ela, como geleia, mousse, sorvete, flan… Use e abuse da criatividade!

Cereais integrais
Não tem como falar dos alimentos para intestino preso sem citar os cerais integrais. Este grupo inclui arroz integral, aveia, cevada, quinoa, trigo em grãos, e muito mais. Assim como os outros componentes, estes alimentos têm fibras garantidas para dar e vender! E não precisa de muito esforço para adicioná-los em suas receitas, é preciso apenas substituir as tradicionais massas que não saem da sua lista de mercado, pelos produtos feitos com farinha de trigo integral. Ah, e se você deseja economizar, opte pela aveia, que é barata e rende deliciosos pratos como bolos e biscoitos e fica ótima acompanhada de iogurtes naturais.

Feijão
Óbvio que não podia faltar o clássico feijão! Aliás, a marca registrada das refeições brasileiras é o arroz acompanhado do feijão. Provavelmente, este ingrediente, cheio de fibras, já faz parte do seu dia a dia. E ao contrário do que muitos pensam, ao consumi-lo adequadamente, ele ajuda a emagrecer. No frio, arrisque em sopas para degustar esta leguminosa saborosa e nutritiva.