Geral

01 de Agosto: Dia do Selo Postal Brasileiro

Por assessoria  em 01 de agosto de 2005 - 17:28

O Dia do Selo Brasileiro é comemorado em 1º de agosto porque nesta data, no ano de 1843, foram emitidos os primeiros selos no país. Conhecidos como Olho-de-Boi, devido às suas semelhanças com o olho desse animal, os selos brasileiros tinham os valores de 30, 60 e 90 réis.

O selo nasceu na Inglaterra, em 1840, a partir da necessidade de se estabelecer um padrão de tarifas postais para toda a nação. Antes de existir, o destinatário arcava com as despesas de correspondência. Com os selos, foi possível uniformizar as taxas de todas as regiões de uma nação e, posteriormente, implantar um sistema postal de âmbito internacional. O primeiro selo trazia a imagem do rosto da rainha Vitória e foi idéia de um membro do parlamento inglês, Rowland Hill (1795-1875).

Um dos pioneiros na emissão de selo postais, foi também no Brasil que, em 1974, lançaram o primeiro selo do mundo com legenda em braile. Outro motivo de orgulho dos filatelistas brasileiros é que nosso país foi o segundo do mundo a emitir um selo com imagens holográficas (tridimensionais), no ano de 1989.

Os selos despertam a curiosidade de muita gente. Através deles podemos aprender peculiaridades sobre o momento histórico de um país, já que, com freqüência, retratam algum tema ou personagem de determinada época que está em voga. O hobby de colecionar selos é chamado filatelia.

Prêmios - Com os selos, os Correios receberam importantes prêmios internacionais, como, com o Bloco “São Gabriel – Padroeiro dos Correios”, de 1973, e com os selos “Dia Nacional de Ação de Graças”, de 1976 e 1989. Outro destaque é o Prêmio Asiago, considerado o Oscar da Filatelia, conquistado pelas emissões “Imprensa – Homenagem a Hipólito da Costa”, de 1974, “Folguedos Populares”, de 1981, e “Literatura de Cordel”, de 1986.

Em 2000, a Quadra de selos “Parques nacionais – Prevenção a Incêndios Florestais” foi eleito o melhor na categoria proteção ambiental e conquistou, mais uma vez, o “Prêmio Asiago de Arte Filatélica. Estes selos possuem odor de madeira queimada, difundindo um claro e alarmante protesto contra as queimadas.

Clube Filatélico – Os colecionadores de selos de MS estão organizados no Clube Filatélico e Numismático. Um dos fundadores do Clube, Valter Orlindo, diz que seu interesse pelos selos surgiu “observando as correspondências, admirando a beleza dos selos em si”.

As coleções de selos atendem todos os gostos e interesses, podendo ser organizadas de diversas formas. A mais tradicional é a coleção por países, mas também podem ser por temas específicos, de acordo com o interesse do colecionador: história, cultura, meio ambiente, religião, etc.

Os filatelistas estão espalhados por todo estado e o Clube visa dar uma organicidade aos adeptos visando facilitar o acesso às informações sobre os selos, troca de experiências e contatos para troca e compra de selos antigos, bem como moedas.